Dicas para deixar o PC mais rápido

Tiago Stark
segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Veja algumas dicas para deixar o pc mais rápido e menos pesado ao usar. Para amenizar estes problemas, abaixo você encontrará algumas dicas que deixarão o seu computador um pouco mais rápido.
   Jonathan Lamim | 20/11/2008 | atualização: 00:00



1 - Scandisk
Essa ferramenta verifica a integridade do HD, pois quando ele está com problema o Windows perde desempenho e você pode perder os dados gravados nele. Vá em Meu Computador e clique com o botão direito em cima do drive que deseja escanear e no menu que aparece clique em Propriedades, uma janela surgirá. Clique na aba Ferramentas e em seguida no botão ``Verificar agora´´. É recomendado utilizar o scandisk  no modo padrão (apenas clicando no botão Iniciar) a cada uma ou duas semanas e completo a cada mês e todas as vezes que o computador for desligado diretamente pelo botão.

2 - Desfragmentar o disco.
  Ao gravar arquivos no Windows, seja instalando um programa ou salvando um documento, ele grava os arquivos nos espaços vazios que encontra, porque os arquivos são gravados de forma contínua estando um ao lado do outro, e quando um arquivo é apagado, então sobram espaços entre os arquivos já gravados. Desfragmentar o disco faz com que os arquivos sejam colocados novamente um do lado do outro, liberando espaços e facilitando a localização dos mesmos por parte do Windows. Para acessar o Desfragmentador vá em Iniciar/ Programas/ Acessórios/ Ferramentas de Sistema/ Desfragmentado

3 - Utilizar um utilitário para limpar o registro
Existem programas que limpam o registro retirando entradas inválidas que são carregadas quando o Windows é iniciado, a limpeza do registro trás uma melhor performance e em alguns casos e diminui muito o travamento do PC. Para fazer essa limpeza poderá usar o CCleaner, excelente ferramenta para limpar arquivos temporários de navegação, do Windows, corrigir erros no registro e et

4 - Deletar os arquivos inúteis
Enquanto o computador está ligado, muitos arquivos desnecessários são criados, o que acaba ocupando espaço e até afetando o desempenho do sistema. Você poderá encontrar estes arquivos no Windows XP nas pastas.

C:WINDOWSPrefetch
C:WINDOWSTemp

Delete todos os arquivos encontrados nestas pastas.

5 - Desligar programas que são iniciados junto com o Windows
  Quando você instala certos tipos de programas estes colocam uma entrada no registro do Windows para ser iniciado juntamente com o Sistema Operacional, alguns deles são realmente necessários, mas outros podem ser desligados. Assim, para desligá-los vá em Iniciar>Executar e na caixa que se abre digite msconfig, após, clique na aba Inicializar, desmarque todos os programas que não são necessários como programas de Chat, messenger, players e etc... , só tome cuidado para não desligar programas importantes para o funcionamento do PC.

Efeitos
O Windows Xp por padrão deixa a aparência das janelas e dos botões com efeitos de cores e bordas redondas para parecerem mais bonitos, porém isso utiliza muito dos recursos do PC, você pode modificar isso para ganhar em desempenho, ele ficara mais com a cara do Windows 98. Para modificar isso vá em Painel de Controle> Sistema> Na aba Avançado em Desempenho clique em Configurações> Selecione o botão Ajustar para melhor Desempenho e de OK.  Esta dica é recomendada para computadores com pouca memória RAM.

Papel de Parede
O Papel de Parede deixa o seu Pc com uma aparência mais bonita, porém isso consome uma parcela da Memória Ram, principalmente se a imagem tiver um tamanho em Bytes grande, você pode retirar esta imagem para melhorar o desempenho de seu computador para isso vá em Painel de Controle> Vídeo> na aba àrea de Trabalho selecione Nenhum e clique em Ok.

Windows Messenger
O Windows Xp em sua instalação padrão instala junto o Windows Messenger, porém muitas pessoas não o utilizam ou utilizam o MSN Messenger que possui muitos outros recursos, nesse caso o Windows Messenger pode ser desinstalado, mas o problema é que ele não aparece no menu Adicionar ou Remover programas, a solução é utilizar um comando que desinstala o programa automaticamente, vá em Iniciar> Executar e digite o seguinte:

RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection %windir%INFmsmsgs.inf,BLC.Remove
De Ok e pronto.

Mensagens de Erros
Toda vez que o Windows Xp sofre algum problema surge uma mensagem de erro, esta mensagem pode ser desligada, para isso vá em Painel de Controle>Desempenho e Manutenção>Sistema e na aba Avançado clique no botão Relatório de Erros> selecione o botão desativar relatórios de erros e de Ok.

Ícones na área de trabalho
Os ícones que vão se acumulando na área de trabalho diminuem o desempenho do computador, deixe nesta área apenas os ícones mais usados. Usando as dias acima periodicamente você verá que o seu computador vai ficar um pouco mais rápido, lembrando que a lentidão do computador não está ligada apenas ao Sistema Operacional, mas ao conjunto de componentes de um computador.

6 - Atualize o Windows
Vá até o Windows Update (Painel de Controle > Sistema e Segurança > Windows Update) e realize todas as atualizações de drivers, segurança e service pack. Caso o seu Windows não seja original, deverá ter atenção nessa hora e não baixar a atualização KB971033 (Windows Activation Technologies).

7 – Verifique o espaço livre
O HD tem papel muito importante em um computador, isso todos sabem, porém, o que poucos sabem é que ele influencia bastante na velocidade do computador. Então se o seu disco possui pouco espaço livre está na hora de verificar o que ocupa muito espaço e tomar algumas medidas, como transferir para um HD externo, gravar em DVD ou até mesmo deletar, caso não tenha mais função.

8 - Busca por vírus
Com a grande quantidade de vírus e malwares que nos rodeiam todos os dias na web, é essencial fazer um escaneamento completo com um bom antivírus, faça isso regularmente.

Grupo de discussão:
Esta foi a opinião do autor, agora queremos saber o que você pensa a respeito do post? Concorda com o que foi escrito? Deixe seu comentário a respeito do conteúdo do texto para que possamos discutir. Para comentar é rápido e fácil, participe da discussão deste tópico, a sua opinião sobre o assunto é bem vinda!



Postar um comentário