Jornais brasileiros decidem abandonar Google News

Unknown
terça-feira, 23 de outubro de 2012



A Associação Nacional de Jornais (ANJ), decidiu na última sexta-feira (19), abandonar o Google News, como também proibiu o buscador de publicar notícias de seus associados. Atualmente a ANJ conta com 90% dos diários do país.

Os membros da associação, que conta com 154 participantes,  apoiaram a decisão e, segundo anúncio do diretor da entidade, Carlos Fernando Linderberg Neto,  em entrevista ao Instituto Knight Center para o Jornalismo das Américas, da Universidade do Texas, instituição presidida pelo brasileiro Rosenthal Calmon Alves, o Google se recusou a pagar aos jornais para fazer uso das informações.

"O Google News  não nos ajudava a aumentar a audiência dos jornais, pois ao dar as primeiras linhas, reduzem as possibilidades dos internautas lerem no link a história completa nos jornais", disse Lindenberg Neto.

No final de 2010, a ANJ e o Google haviam entrado em um acordo para que o Google publicasse apenas a primeira linha de cada notícia, para atrair os leitores. Porém, de acordo com a própria ANJ, divulgada na última Assembleia da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), realizada nesta semana em São Paulo, tal medida não foi suficiente para gerar mais acessos. [OficinadaNet]



Postar um comentário